Entenda-se por grinding: reduzir algo a pequenas partículas (ou pó) por bater repetidamente; usado para descrever trabalho aborrecido, inicialmente para descrever o trabalho diário de pessoas que não estejam interessadas. Qualquer pessoa entusiasta sobre videojogos sabe que a palavra também descreve algo semelhante no mundo digital. Uma sessão de gameplay particularmente repetitiva que pode gerar grandes benefícios ou prémios caso seja capaz de ultrapassar as tarefas aborrecidas.

Em bastantes jogos, o “grinding” é uma parte integral e em alguns casos, crucial. Transportam-lhe para uma sensação de divertimento e falsa importância e, de repente, já passaram 300 horas para completar um achievement sem qualquer significado –  surge uma necessidade urgente de reponderar as prioridades na sua vida.

8. Conseguir aquela arma exótica no Destiny

the-ultimate-trickster-credit-bungie

  • Quanto tempo demora para conseguir: algures entre 1 a ∞ semanas
  • Classificação de sem sentido: 4/10

As Strange Coins são a moeda usada para comprar armas exóticas no Destiny – bastante fáceis de obter, basta fazer algumas Nightfall Strikes, entrar no Crucible, completar alguns World Events e transformar as moedas em bounties.

O problema aqui não está na dificuldade em obter as moedas mas sim no vendedor das armas exóticas e armaduras. Xur, Agent of the Night, é um vendedor sombrio que aparece apenas alguns dias numa semana de jogo.

Quer muito aquela Red Death? Tem Strange Coins? Então vai ter de esperar cerca de 2 meses para que Xur lhe possa trazer o que tanto quer. Provavelmente vai acabar por gastar as suas moedas em outra coisa sem importância.

7. Conseguir as Celestial Weapons em Final Fantasy X

  • Quanto tempo demora para conseguir: depende da capacidade de andar no chocobo
  • Classificação de sem sentido: 3/10

Maior parte das Celestial Weapons em Final Fantasy X são fáceis de obter. O problema está em conseguir The Venus Sigil para Lulu’s The Onion Knight e Caladbolg para Tidus. O processo de obtenção destes envolve bastante tempo a não ser que seja um perito em andar no chocobo ou no lightning-dodger.

Para conseguir a Celestial Weapon Tidus terá de completar uma corrida no chocobo, o que à partida parece impossível. Assim que tentar pela primeira vez vai pensar que qualquer guia que esteja a seguir, está a gozar consigo. E para conseguir a arma Lulu terá de se esquivar de 200 trovões aleatórios, é ainda pior!

6. Conseguir todas as Gold licenses em Gran Turismo 3

maxresdefault

  • Quanto tempo demora para conseguir: centenas de horas
  • Classificação de sem sentido: 6/10

Conduzir um carro é fácil mas conduzir um carro (que não seja bom) rapidamente e mater-se na estrada é quase impossível. É isto que Gran Turismo 3 nos ensinou. No jogo, tem de obter alguns licenças para competir nas competições de topo e para conseguir estas terá de completar uma série de testes de condução em carros terríveis.

Não era obrigatório conseguir as medalhas de ouro para obter as licenças. As medalhas de bronze e prata serviam perfeitamente para ir passando o jogo mas alguns seres humanos são perfeccionistas ou alguns apenas gostam de ouro, o que os leva a obter a classificação de ouro em cada licença existente no jogo.

5. Conseguir o título “The Insane” em World of Warcraft

  • Quanto tempo demora para conseguir: centenas de horas
  • Classificação de sem sentido: 8/10

A estrada para obter este título foi-se alterando ao longo dos anos e foi-se tornando gradualmente mais fácil de obter. Nos primeiros tempos, as dificuldades que tinha de aguentar para obter este título estavam num nível lendário.

Para começar, tinha de matar cerca de 20,000 NPCs para aumentar a sua reputação. Alguns destes NPCs tinham um tempo de respawn longo – tinha de aguardar bastante tempo até conseguir voltar a matar.

De seguida teria de executar a mesma instância em menos de 60 horas e apanhar alguns items específicos pelo caminho. Subir o nível de rogue até 60 para que fosse possível “roubar” cerca de 6000 mobs para conseguir o Ravenholdt Faction.

Por fim, teria de criar aproximadamente 1680 decks de cartas Darkmoon. Para conseguir isto teria de estar basicamente no top 1% de jogadores de WoW e ainda assim iria ficar na falência.

4. Nivelar habilidades em Eve Online

1920x1080

  • Quanto tempo demora para conseguir: anos
  • Classificação de sem sentido: 4/10

Eve Online é um jogo especial para uma categoria especial de seres humanos e o sistema de habilidades no jogo reflete-se nisso. Basicamente as habilidades aumentam de nível gradualmente e bastante lentamente à medida que as vai usando no jogo. Não há nada que possa fazer senão aguardar.

De toda a lista, este é o maior grind mas o facto de não necessitar de muito esforço (visto que as habilidades sobem de nível sozinhas) torna o grind um pouco menos intimidante.

Ainda assim, Eve Online já foi lançado há cerca de 14 anos e ainda ninguém conseguiu atingir o máximo de habilidades possíveis. De acordo com algumas contas, é necessário cerca de 20 anos para tal, o que significa que a primeira pessoa a atingir o máximo de habilidades vai acontecer por volta de Maio de 2023 – isto se Eve Online ainda existir e no caso de alguém ainda se importar em jogar o mesmo jogo durante 20 anos.

3. Atingir as habilidades máximas em RuneScape

  • Quanto tempo demora para conseguir: anos
  • Classificação de sem sentido: 7/10

RuneScape é um dos maiores jogos de grind, especialmente as versões anteriores do jogo que o forçavam a executar tarefas aborrecidas que o faziam ponderar sobre os valores da vida.

Na altura, aumentar as habilidades até ao nível máximo de 99 levava algum tempo – cerca de 1 a 10 dias, dependendo da habilidade, e para conseguir todas as habilidades irá necessitar de anos a cortar árvores, construir acampamentos ou ir para as minas e não parar.

2. Tornar-se High Warlord ou Grand Marshal em World of Warcraft Vanilla

  • Quanto tempo demora para conseguir: seis meses
  • Classificação de sem sentido: 10/10

Qualquer pessoa que jogasse Vanilla vai relembrar-se dos gigantes jogadores de World of Warcraft, campeões de PVP e mestres de um mundo sem vida. Com o moto de Highlander “There can be only one”, os jogadores que conseguissem tornar-se High Warlord (Horde) ou Grand Marshall (Alliance) tinham a honra de ser os únicos no servidor com esse título e acesso a armas épicas.

E o preço desta honra? Seis meses de ação PVP enfurecedora a jogar Warson Gulch, Arathi Basin e Alterac Valley repetidamente, 16 horas por dia, todos os dias até que chegassem à eterna glória de estar em nível 14.

Não poderia descansar ou ter uma pausa da insanidade de PVP a não ser que alguém fosse para o seu lugar. Para além disso, teria de ter uma equipa fiel e comprometida de 10 jogadores para assegurar que garantir que ganhava qualquer batalha. Tinha também de assegurar que não matava quaisquer NPCs de baixo nível, uma Dishonorable Kill iria fazer perder vários meses de progresso.

Literalmente nem é possível para pessoas que tenham um trabalho a part-time ou que estudem.

1. Subir de nível em MMOs Old School Coreanos

don-t-let-the-cute-looks-fool-you-these-are-the-faces-of-the-devil-credit-wizet

  • Quanto tempo demora para conseguir: para sempre
  • Classificação de sem sentido: 10/10

Se há algo que os MMOs da Coreia têm em comum é a dificuldade em aumentar de nível. Nestes jogos, não é comum atingir os níveis finais porque levam mais tempo do que aquele que tem. Estamos a falar em morrer antes de conseguir atingir o nível máximo, o que parece estranho de um certo ponto de vista mas para os padrões Coreanos é totalmente normal e compreensível.

Alguns dos jogos Coreanos que envolvem quantidades épicas de grinding são Maplestory, Silkroad, Ragnarok Online e Lineage 2. Nestes, a ideia de atingir o próximo nível está à distância de um sonho. A única forma de o fazer é matar quantidades incríveis de mostros e bandidos.

About the author

Related

Comente este post!