DIY | Como configurar um router ASUS com a operadora MEO?

Hoje temos um episódio de Do it Yourself muito pedido. Como utilizar e configurar um router ASUS sem perder o serviço da operadora MEO?

Já tínhamos partilhado a notícia no nosso blog e redes sociais, porém, a quantidade de pedidos para que ajudássemos na configuração do router, obrigou-nos a criarmos alguns tutoriais que explicassem o processo. Se não viu a primeira parte deste tutorial, pode não só ler a notícia no nosso blog, como o vídeo no nosso canal de YouTube.

Passo 1 – Download do Firmware

Antes de mais, é necessário fazer o download do último firmware disponível. Visite este link para fazer o download e encontrar toda a explicação que a ASUS disponibiliza para fazer o update. Escolha o firmware (beta ou versão final) referente ao modelo de router ASUS que tem para cada uma das grandes operadoras Nacionais.

esquema-meo

Passo 2 – Ligação dos cabos

No caso da MEO, é possível utilizar o router da ASUS sem ter que ligar o que vem com a operadora. Isto porque apenas precisar ligar o ONT à porta WAN do Router ASUS. Caso pretenda utilizar o serviço de telefone VOIP, deverá conectar um cabo de Rede entre a porta LAN4 do Router Asus e a porta WAN do Router MEO.

Passo 3 – Configuração do router ASUS

De seguida, é necessário configurar o seu RT-AC5300U com a ligação MEO. Deverá aceder ao link 192.168.1.1 e clicar em GO. Por questões de segurança, recomendamos que altere a password padrão do seu Router por outra diferente. No 2º passo do Quick Internet Setup, deverá escolher a opção No e clicar em Next. Depois basta escolher a opção “Automatic IP (DHCP)”, activar a box que diz Special Requirement from ISP e na tabela da direita, escolher o perfil MEO. No 3º passo deste setup, deverá alterar o nome das redes wireless do Router, introduzindo as passwords que preferir e clicar em Apply.

E pronto, o seu RT-AC5300 está pronto para funcionar com a rede MEO.

A qualidade da rede aumenta consideravelmente, tornando o stream de conteúdo 4K entre um NAS e um computador, mais rápido e fluido.

Relembramos que a troca do router habitual da operadora por um da ASUS trás diversas novas funcionalidades e uma melhor segurança para a rede da sua casa. Entre as funcionalidades a mais importante está sem dúvida a melhoria da rede Wireless da sua casa. Para além de ganhar mais alcance, a qualidade da rede aumenta consideravelmente, tornando o stream de conteúdo 4K entre um NAS e um computador, mais rápido e fluido. Em termos de segurança também irá notar uma diferença considerável, dado que os routers ASUS contam com um analisador de tráfego chamado de AiProtection que permite restringir a Internet a determinados utilizadores, sem ter que pagar por um serviço VPN adicional.

Obrigado por ter assistido a este tutorial, qualquer questão que tenha já sabe, basta contactar-nos através de telefone, email ou Facebook. Até à próxima.

About the author

Designer, entusiasta da informática e acima de tudo... gamer!

Related

Comente este post!