Hoje temos um episódio de Do it Yourself muito pedido. Como utilizar e configurar um router ASUS sem perder o serviço da operadora?

Já tínhamos partilhado a notícia no nosso blog e redes sociais, porém, a quantidade de pedidos para que ajudássemos na configuração do router, obrigou-nos a criarmos este tutorial.

Este tutorial foi concebido para quem tem serviço NOS em casa, no entanto vamos deixar as indicações das diferenças para quem tem serviço de Internet com outras operadoras, como a Vodafone ou a MEO. Para esta demonstração, utilizámos um router ASUS RT-AC88U, gentilmente cedido pela ASUS Portugal, a quem nós agradecemos desde já.

Primeiro que tudo, precisamos ligar o sistema, fisicamente. Isto significa ligar o cabo de rede na porta LAN4 do router NOS à porta WAN do router ASUS. Qualquer dispositivo que for ligar, deverá fazê-lo agora, numa qualquer porta LAN do seu novo router ASUS. Devemos referir que para já, é impossível substituir por completo o router da operadora pelo da ASUS, por várias razões, desde a falta de ligação Coaxial, à impossibilidade de ligação VOIP ou de um telefone.

Agora é necessário ir à página de configuração do router NOS, aceder à tab Rede Local e no menu de Definições, ativar o modo Bridge. Depois é só clicar em aplicar e de seguida em Ok. Recomendamos que desligue o modo wireless do router NOS, de forma a não criar redes Wi-Fi desnecessárias no ambiente em que se encontra.

No lado do router Asus, vamos aceder à página de configuração do router, acedendo ao ip 192.168.1.1 e assim que a página abrir, clicar em Go. Recomendamos que configure um login name e respectiva password e no 3º passo do Router Setup, que altere o nome das Redes Wireless do Router e as respectivas passwords. Após isto, o seu router ASUS ficará pronto a utilizar.

No nosso caso, a maior diferença que notámos foi sem dúvida a cobertura de rede Wireless por toda a casa. No sítio onde fizemos o tutorial, não era possível chegar a todo o lado da casa e após a instalação do router ASUS, passou a ser. Estamos a falar de uma casa grande com cerca de 160m2. Outra das diferenças foi o stream de conteúdo entre dispositivos – como a passagem de ficheiros do NAS para o PC ou entre a TV e o telemóvel. Em termos de segurança, também não tem nada a ver, sendo que os router ASUS contam com um analisador de tráfego, AiProtection, a capacidade de restringir a internet a determinados utilizadores e servidor ou cliente VPN, sem ter que pagar por um serviço VPN adicional.

Obrigado mais uma vez à ASUS por nos ter enviado o RT-AC88U para fazermos este tutorial. Podem consultar a lista de Routers e respectivos firmwares, nesta notícia.

Aproveitamos para relembrar que a campanha de retoma dos routers, para obter um desconto de 20% continua válida até dia 3 de Junho, pelo que é a oportunidade perfeita para substituir o seu antigo router! Mais informações aqui.

About the author

O guru das redes na Globaldata e mais conhecido por "Barbudo da GD", começou a sua carreira aos 19 anos. Com certificação CCNA da Cisco em Routing e Switching e uma vasta experiência no mundo da Informática no geral.

Related

Comente este post!