Sistema de water cooling em detalhe

Quer se trate de um portátil mais modesto ou de uma torre poderosa, não há como escapar à necessidade de arrefecimento. Os processadores aquecem rapidamente, o que pode resultar numa perda de eficiência e num sistema ruidoso.

Sistema de water cooling

Um sistema personalizado de water cooling resolve ambos os problemas — este tipo de arrefecimento não só tem um nível de ruído significativamente inferior ao de um dissipador convencional, como também é muito mais eficiente.

Mas será que compensa investir num sistema de water cooling?

Arrefecimento a ar vs. Arrefecimento a água

O arrefecimento a ar

Os computadores convencionais são arrefecidos por ventoinhas. O número de ventoinhas de um determinado computador varia consoante a vontade do utilizador e os componentes que estão instalados.

As ventoinhas podem ser simples (com ou sem iluminação RGB) ou acompanhadas por um dissipador para uma maior eficiência. No geral, este método funciona bem, mas as temperaturas nunca vão ser as mais baixas possíveis — vão ser apenas estáveis e permitir que o computador tenha um desempenho aceitável.

Sistema de water cooling em detalhe

Claro que as coisas mudam de figura quando o computador está sobre uma carga elevada. Quando os componentes têm de se esforçar mais para desempenhar as tarefas, as temperaturas vão aumentar e as ventoinhas vão ter de fazer um esforço extra. Isto pode resultar num sistema barulhento e incapaz de dissipar todo o calor de uma forma eficiente, mesmo que se tenham ventoinhas de topo.

O arrefecimento a água

Este tipo de arrefecimento é consideravelmente mais eficiente do que o arrefecimento a ar. A água tem uma maior capacidade térmica do que o ar — dependendo do tipo de líquido de refrigeração utilizado e da eficácia do sistema em si, um sistema de water cooling pode ser até dez vezes mais eficiente do que um sistema refrigerado a ar.

Como é mais eficiente e não necessita de ventoinhas ruidosas, este tipo de sistema é muito mais silencioso e capaz de potenciar temperaturas extremamente reduzidas, mesmo em casos de overclocking.

Mas, como seria de esperar, nem tudo são vantagens — um sistema de water cooling pode ser bastante dispendioso. No entanto, quando se procura a melhor performance possível de um sistema, este tipo de sistema é uma escolha lógica, e que pode ser adequada a cada configuração em específico.

Como é que um sistema de water cooling funciona?

Um sistema de water cooling funciona como o sistema de refrigeração de um automóvel: existe um líquido que passa por tubos próximos dos componentes, diminuindo a sua temperatura. Não se trata de nenhum tipo de magia negra — são apenas as leis da termodinâmica em ação: o calor passa de um objeto quente para um frio, refrigerando assim os componentes.

Close up de sistema de water cooling personalizado

Os componentes essenciais de um sistema de water cooling são o reservatório, a bomba, o radiador e o líquido de refrigeração — e os tubos, claro. O modo de funcionamento deste sistema é relativamente simples: o líquido de refrigeração do reservatório é bombeado pela tubagem, onde vai adquirir o excesso de calor dos componentes durante o seu percurso até ao radiador, onde esta temperatura extra será dissipada. Depois, o líquido de refrigeração volta ao reservatório e o processo repete-se.

O water cooling vale a pena?

Como já vimos, um sistema de water cooling é mais eficiente e mais silencioso do que um sistema de refrigeração convencional. Isto só por si seria suficiente para justificar o investimento, no entanto existem outras vantagens.

Uma delas é sem dúvida é a possibilidade de personalizar o computador muito além daquilo que é possível com um sistema convencional. Os sistemas de tubos podem ser extremamente complexos, e podem até ter iluminação RGB. Além disso, o próprio líquido de refrigeração pode ter cores extravagantes e tornar-se num elemento de destaque na configuração.

Este tipo de sistema também é essencial caso se queira puxar ao máximo pelas capacidades do computador. Em casos de overclocking, as temperaturas podem elevar-se rapidamente, e é necessário um sistema de refrigeração que seja capaz de acompanhar o resto do sistema.

Computador com sistema de water cooling personalizado e logo Globaldata
O King Mod Liquid EKWB tem um sistema de water cooling personalizado

Com este tipo de refrigeração também é possível ter um sistema adaptado à configuração individual de um determinado utilizador. As possibilidades são muito mais extensas do que com um sistema de refrigeração a ar.

Se o custo for proibitivo, existem opções mais moderadas, como um cooler All-in-one, ou “AiO”. Estes sistemas não são tão personalizáveis quanto um sistema de water cooling, mas apresentam um bom compromisso no que toca a qualidade-preço.

Caso para o utilizador o computador seja mais do que uma mera ferramenta de trabalho, então o investimento num sistema deste tipo é mais do que justificável. Um sistema de water cooling permite elevar a performance da máquina muito além do que seria possível com um sistema de refrigeração convencional e libertar a verdadeira capacidade dos componentes.

0 0 votes
Classificação do Artigo
Subscrever
Notify of
guest
3 comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
trackback

[…] disponíveis capazes de realizar qualquer tarefa. Desde computadores de gaming, até sistemas de watercooling, na Globaldata vais encontrar um PC que se adequa às tuas […]

trackback

[…] sendo, a nossa equipa de profissionais selecionou um computador topo de gama, com um sistema de watercooling personalizado. O King Mod Liquid Scorpion está preparado para qualquer […]

trackback

[…] Otimizada para water cooling […]