O Gigabyte Aorus FV43U é um monitor excelente para gaming.

É um monitor? É uma televisão? É o Gigabyte Aorus FV43U e é… um pouco dos dois.

Ainda que o Aorus FV43U seja considerado um monitor pela Gigabyte, as suas 43 polegadas e o facto de ter sido concebido para ser colocado na parede, na prática, torna-o mais próximo de um televisor.

Vê aqui a nossa review.

No entanto, e ao contrário do que seria de esperar num televisor normal, o Gigabyte Aorus FV43U está repleto de funcionalidades que só se encontram nos monitores gaming de topo, como resolução 4K e 144Hz. Se considerarmos este monitor como uma televisão, então não há dúvidas de que é uma das melhores televisões para gaming de sempre.

Pronto para conhecê-lo?

Um design subtil

Quem conhece a gama Aorus da Gigabyte, provavelmente sabe que os produtos têm tendencialmente um design futurista. Quer se tratem de monitores ou de motherboards, a gama Aorus é composta por linhas retas arrojadas e ângulos excêntricos, e por vezes também não falta iluminação RGB.

Isso não acontece com o FV43U, ou pelo menos não de forma evidente. Tendo sido concebido para ser colocado numa parede, o design das costas do monitor acaba por ser irrelevante (caso contrário encontraríamos as mesmas linhas comuns aos outros modelos).

Detalhe das costas do Aorus FV43U
As costas do Aorus FV43U são definitivamente futuristas.

Já a parte frontal, conta com um design subtil, talvez apenas atraiçoado pelos pés do monitor — caso queiramos colocar o FV43U num móvel, vamos ter de conviver com os pés futuristas deste monitor.

Detalhe do logo Aorus no FV43U
Detalhe do logo do monitor.

Alguns podem adorar este visual, outros nem tanto — felizmente este monitor pode ser utilizado com os pés, ou sem eles.

Uma imagem de sonho

Quer se utilize o FV43U como um monitor ou como um televisor, uma coisa é certa — a imagem é excelente. Não nos enganemos completamente: este monitor utiliza um painel VA, o que lhe traz todas as desvantagens que existem nestes painéis quando comparados com painéis IPS, mas ainda assim o resultado não é menos do que espetacular.

Comecemos pela resolução: este monitor de 43 polegadas tem uns impressionantes 4K de resolução. Como se isso não bastasse, aos 4K junta-se a taxa de atualização de 144Hz e logo aí temos tudo pronto para uma experiência gaming topo de gama.

A qualidade de imagem deste monitor gaming é impressionante.
A qualidade de imagem deste monitor é impressionante.

Graças à tecnologia VA, este painel consegue ter um contraste mais profundo do que um painel IPS (4000:1 vs. 1000:1), mas sofre ligeiramente no que diz respeito à precisão da cor. No entanto, é possível calibrá-lo para se obter uma melhor performance em termos de cor — mas cuidado com os vermelhos, que têm uma tendência a estar demasiado saturados.

O FV43U suporta ainda HDR1000 e tem uma cobertura de 97% do espaço de cor DCI-P3.

Complementos de jogo perfeitos… e não só

Não nos podemos esquecer nunca de que, ainda que possa ser utilizado como um televisor (aliás, o FV43U até vem com um comando incluído), este monitor é primeiramente um monitor concebido para gaming. Por isso, não há de ser surpresa que traga funcionalidades que melhoram a experiência de jogo.

Para começar, este monitor é compatível com FreeSync — assumindo que há uma máquina capaz de correr os jogos a 4K e a 144Hz, a imagem é fluída mesmo que os FPS não estejam totalmente estáveis. Depois, o FV43U tem tecnologias como o Black Equalizer, que aumenta a claridade nas áreas mais escuras e com maior contraste, e o Aim Stabilizer Sync, que reduz o motion blur enquanto garante o V-Sync, o que resulta em tiros mais precisos.

black equalizer do Aorus FI32Q
Um exemplo da funcionalidade Black Equalizer, também presente no Aorus FI32Q.

Outras das funcionalidades específicas para gaming é a possibilidade de colocar uma mira no ecrã, para os momentos em que o jogo não oferece mira (como por exemplo quando temos uma AWP no CS:GO). Esta mira pode ser alterada e configurada para uma hotkey, e até é possível desenhar a mira com que sempre sonhámos.

Funcionalidades fora de jogo

O facto de este ser um monitor gaming não quer dizer que todas as funcionalidades tenham como foco os jogos. O FV43U também oferece funcionalidades úteis quando não se está a jogar (ainda que também possam ser utilizadas durante o jogo).

A mais conveniente é talvez o picture-in-picture. Através desta funcionalidade é possível ter duas fontes de vídeo no ecrã ao mesmo tempo. Podemos ver um jogo de futebol e a nossa série favorita, por exemplo, ou então um walkthrough de um jogo enquanto jogamos.

Já a funcionalidade dashboard permite consultar a taxa de esforço e a temperatura do computador sem recorrer a menus complicados. Isto pode ser útil quando se joga, e não só.

Com o KVM é possível controlar mais do que um dispositivo com o rato e o teclado. Basta ligar os periféricos à entrada do monitor e utilizar o botão KVM para alternar entre os dispositivos conectados.

Além disso, o Aorus FV43U oferece vários modos de som e a possibilidade de personalizar os perfis de cor.

Para gaming e tudo o resto

No que diz respeito a gaming, o Aorus FV43U é um dos melhores monitores que podemos encontrar atualmente. Tem uma resolução excelente, um espaço de cor relativamente bom e, o melhor de tudo, 144Hz. Além disso, todas as funcionalidades extra dão-lhe o boost necessário para se colocar à frente de outros monitores similares.

Este monitor tem duas entradas HDMI 2.1 (que suporta velocidades de 48Gbps vs. os 18Gbps do HDMI 2.0), uma entrada DisplayPort 1.4 e uma entrada USB-C — pode utilizar-se facilmente este monitor para ligar o computador, as consolas e a box lá de casa.

Quer se utilize este monitor para jogar ou para ver filmes, restam poucas dúvidas: o Aorus FV43U é um dos melhores monitores de 43 polegadas do mercado… ou então uma das melhores televisões.

Podes ver o Gigabyte Aorus FV43U aqui.

0 0 votes
Classificação do Artigo
Subscrever
Notify of
guest
0 comentários
Inline Feedbacks
View all comments