O Kingston NV1

O mais recente SSD NVMe da Kingston, o Kingston NV1, chegou ao mercado com um preço bastante apelativo para os consumidores. No entanto, será que este SSD de entrada de gama compensa o custo, ou vale mais a pena ir para algo ligeiramente mais caro?

O Kingston NV1

Vamos descobrir.

O Kingston NV1 fora da caixa

A embalagem do Kingston NV1 não foge àquilo que a Kingston já nos habituou com os seus outros produtos. O NV1 vem dentro de uma embalagem de cartão e a abertura, ainda que não seja a mais fácil, não é muito complicada.

No que toca a discos NVMe, em termos de aparência o NV1 não nos surpreende. É um chip azul, com um autocolante branco onde constam as informações do produto. Não há arrefecimento líquido, nem dissipadores de calor, nem nada de extravagante. Em princípio isto não é um problema, mas não há como negar que, em termos de aparência, fica atrás de um Cardea Liquid, por exemplo.

Embalagem do Kingston NV1

Mas sejamos sinceros: ninguém compra um disco para ficar a olhar para ele. O importante é saber como é que o Kingston NV1 se comporta…

Uma velocidade adequada

Quem já trocou de HDD para SSD (para a instalação do sistema operativo, pelo menos) conhece certamente as vantagens de velocidade dos discos SSD, que mesmo na gama mais baixa costumam ser cerca de quatro vezes mais rápidos do que os HDD de alta-velocidade.

Os discos NVMe levam essa diferença de velocidade mais além, sendo, em média, mais rápidos que os discos SSD SATA. A Kingston anuncia que o NV1 tem 2100 MB/s de velocidade de leitura e 1700 MB/s de velocidade de escrita, o que está muito próximo da realidade.

Ainda que os números não sejam 100% exatos, podemos considerar que o Kingston NV1 consegue atingir os valores anunciados e oferece um desempenho adequado para a maioria dos utilizadores.

Ideal para o utilizador comum

Há que considerar que o Kingston NV1 não é um SSD para criadores de conteúdo ou para pessoas que lidem com transferências de ficheiros enormes no seu dia a dia — este disco foi feito a pensar no utilizador comum que quer fazer um upgrade ao seu SSD e quer um NVMe de baixo-custo, que funcione.

Detalhe do Kingston NV1 na embalagem

Outro dos fatores que tornam este disco menos do que ideal para quem transfere muitos ficheiros é a sua baixa writing endurance. A versão de 500 GB tem uma durabilidade de 120 TB de escrita, 240 TB para a versão de 1 TB e 480 TB para a versão de 2 TB. Mas, uma vez mais, isto não deverá afetar o utilizador comum.

Afinal de contas, o Kingston NV1 é um disco NVMe com uma velocidade surpreendente tendo em conta o seu preço. Não é o melhor disco NVMe no mercado, mas pelo preço torna-se numa proposta bastante atrativa.

Este disco está disponível em versões de 500 GB, 1 TB e 2 TB. Podes encontrá-lo aqui.

0 0 votes
Classificação do Artigo
Subscrever
Notify of
guest
0 comentários
Inline Feedbacks
View all comments