A Microsoft está a preparar a compra da Activision Blizzard por 68,7 mil milhões de dólares (59,7 mil milhões de euros). Assim, a Microsoft vai adquirir alguns dos mais icónicos e lucrativos franchises do mundo do gaming, como Call of Duty, World of Warcraft ou Diablo.

Imagem de Call of Duty Vanguard
Call of Duty é um dos jogos mais populares de toda a comunidade gaming

A aquisição vai-se realizar até ao fim do ano fiscal de 2023. A Microsoft valorizou cada ação da Activision Blizzard em 95 dólares, resultando nos 68,7 mil milhões de dólares.

Segundo um comunicado da empresa, “a Microsoft vai-se tornar na terceira maior empresa de jogos do mundo em receita, apenas atrás da Tencent e da Sony.”. Faz sentido relembrar que a Microsoft comprou os estúdios da Bethesda em 2020 por 7,5 mil milhões de dólares.

Esta compra deixa muitas questões em cima da mesa. Uma delas (e das maiores) é se os jogos da Activision se poderão tornar exclusivos da Xbox. Contudo, esta hipótese é pouco provável, uma vez que deixaria a comunidade bastante abalada. Ainda assim, após adquirir os estúdios da Bethesda, já surgiram rumores de que os próximos jogos serão exclusivos da Xbox.

A Microsoft já anunciou que quando a transação for efetuada, os jogos da Activision Blizzard ficarão disponíveis no Game Pass da Xbox.

Principais Razões da Compra

Dimensão

Esta aquisição por parte da Microsoft significa a junção entre duas das maiores empresas do mundo do gaming e da indústria dos videojogos. Além disso, esta compra faz da Microsoft a terceira maior força do gaming, como já dissemos, apenas atrás da Tencent, detentora de League of Legends, e da Sony, da rival PlayStation.

Imagem de comando da PlayStation 5
A Sony, detentora da PlayStation, é a empresa que mais lucra com o gaming

O diretor executivo da Activision Blizzard garantiu que a empresa não tinha condições para competir com concorrentes como o Facebook ou a Google. Assim, existe uma esperança por parte das empresas para superarem a concorrência e se afirmarem ainda mais.

Mobile

O mobile é o segmento do gaming que está a crescer mais. A Activision Blizzard detém o estúdio King, que desenvolveu o jogo Candy Crush, um dos jogos mais populares de todos os tempos. A Microsoft tem uma presença quase nula neste ramo. Dessa forma, pretende afirmar-se no mobile gaming e crescer substancialmente no mercado mais lucrativo do gaming.

Taxas das App Stores

A Microsoft tem estado em guerra contra a Apple e a Google devido às taxas que as duas principais empresas de aplicações cobram. O objetivo passa por criar uma alternativa e um concorrente, para que as taxas diminuam. A Microsoft pretende distribuir jogos e conteúdos de igual forma e reclamar a sua parte de receitas neste mercado em enorme ascensão.

Metaverso

O gaming é uma das grandes jogadas da Microsoft no que toca ao metaverso. Tendo em conta o crescimento da comunidade de Minecraft e Halo, jogos que se relacionam com o conceito do metaverso, a empresa pretende reforçar a aposta. A compra da Activision Blizzard representa uma nova etapa, com novos jogos que possibilitam a criação de metaversos alternativos.

Os Três C’s

A estratégia da Microsoft passa por três conceitos começados pela letra “c”. Coalescer em torno da cloud, conteúdo e criadores. A gigante tecnológica vai adicionar o conteúdo da Activision aos seus serviços de gaming em nuvem, o Xbox Game Pass, reforçando a sua presença neste campo. Assim, a Microsoft fica com um enorme número de conteúdos e criadores que antes não possuía.

Esta aquisição “abalou” a enorme comunidade de gaming e vai, sem dúvida, alterar bastante a forma como a Microsoft se posiciona. A verdade é que o negócio ainda vai demorar a finalizar-se mas é com grande expectativa que se aguarda pelo desfecho.

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