O NFT "Everydays: The First 5000 Days" de Beeple foi vendido por 58,4 milhões de euros

Uma obra digital de um artista norte-americano foi recentemente leiloada por 58,4 milhões de euros. No entanto, e ao contrário do que acontece normalmente nos leilões de arte, o comprador da obra de Beeple, intitulada Everydays: The First 5000 Days, não recebeu nenhum objeto físico, como uma escultura ou uma pintura — em vez disso recebeu um ficheiro virtual.

O NFT "Everydays: The First 5000 Days" de Beeple foi vendido por 58,4 milhões de euros e é um dos NFTs mais caros de sempre

O ficheiro que o comprador recebeu não é muito diferente desta imagem, mas há algo que o diferencia de uma imagem normal: é um NFT. Mas o que é que é exatamente um NFT e porque é que valem tanto dinheiro?

O que é um NFT?

Um NFT, ou non-fungible token, é um tipo de bem digital, semelhante a uma criptomoeda. Tal como o nome indica, estes bens não são fungíveis — isto é, não podem ser substituídos por outros idênticos (um carro, por exemplo, é um bem fungível).

A grande vantagem deste tipo de bens é que, da mesma forma que é possível provar a posse de uma moeda como a bitcoin, também é possível provar que um NFT pertence a uma determinada pessoa.

É esta prova de posse que torna os NFTs comercializáveis — existem dados que asseguram que se é o dono de um objeto digital, seja ele uma imagem, como a de Beeple, um vídeo ou um ficheiro de áudio.

Claro que estes bens não são tangíveis. Os NFTs existem puramente no mundo digital — uma reprodução física da imagem de Beeple, por exemplo, não seria considerada mais do que uma réplica da obra original. Portanto, um dos fatores que acrescenta valor aos NFTs é o facto de se possuir um original, ou a versão real de uma determinada obra.

Como é que os NFTs funcionam?

Um NFT não é mais do que um objeto virtual que foi inserido na blockchain de forma a criar um registo da sua posse. De certa forma, é como se criasse um certificado digital de autenticidade.

Tal como acontece nas criptomoedas, é guardado um registo na blockchain de quem possui um determinado token. Este registo não pode ser falsificado, visto que é assegurado por uma rede composta por milhares de computadores em todo o mundo.

A partir daí é possível enviar o token para outro endereço, transferindo assim a sua posse.

Quanto é que um NFT vale?

O valor de um NFT não é fixo, mas sim determinado pelo valor que os compradores acharem justo. No fundo, é altamente especulativo — um pouco como a arte física.

Apesar do valor exorbitante pelo qual a obra de Beeple foi vendida (é a terceira obra mais cara produzida por um artista vivo, a seguir às obras de Jeff Koons e David Hockney), convém talvez notar que foi comprada por um investidor ligado à comunidade cripto, e que tem muito a ganhar com o crescimento deste mercado.

Os NFTs são uma bolha?

Ainda que seja impossível prever o futuro, é bem possível que sim. Em declarações à BBC, o próprio Beeple afirmou acreditar que iria haver uma bolha de NFTs e que era possível até já estarmos nessa bolha.

Mas, apesar de tudo, parece começar a existir uma aceitação dos NFT fora do mundo das criptomoedas. A banda norte-americana Kings of Leon vai lançar uma edição limitada de um dos seus álbuns como NFT e o CEO do Twitter, Jack Dorsey, está a leiloar a sua primeira mensagem na rede social.

0 0 votes
Classificação do Artigo
Subscrever
Notify of
guest
0 comentários
Inline Feedbacks
View all comments