A AMD anunciou esta segunda-feira que vai lançar novos processadores topo de gama. Têm a mais recente arquitetura Zen 4 e pertencem à linha de processadores AMD Epyc – Genoa e Bergamo.  São especialmente concebidos para servidores e estarão disponíveis a partir de 2022.

O anúncio ocorreu durante a conferência AMD Accelerated Data Center Premiere, um evento de novidades para data centers, que se passou no dia 8 de novembro.

Lisa Su, CEO da AMD, revelou todas as novidades para os próximos dois anos. Entre as principais revelações, estão os processadores de alta performance Epyc Genoa e Epyc Bergamo.

Epyc Genoa – O Primeiro a Chegar

Este novo processador da AMD vai contar com 96 núcleos e 192 threads. Os chips que fazem parte do Epyc Genoa são fabricados pela empresa Taiwanesa TSMC num inovador processo de fabrico de 5nm. Assim será possível duplicar a densidade de transistores e a eficiência energética.

Os 12 Core Complex Die utilizados no chip contam com 8 núcleos cada um, o que dá um total de 96. O Epyc Genoa vai ter um TDP entre 320W e 400W e será compatível com a tecnologia PCIe Gen 5.0. Com capacidade para memórias DDR5-5200 até 12 canais. Dessa forma, é possível instalar até 3TB de RAM com módulos de 128GB.

Além disso, a AMD garantiu que estes processadores próprios para servidores atingirão velocidades 1,25 vezes superiores à versão atual Epyc Milan.

O Epyc Genoa tem data de lançamento para o início de 2022.

Epyc Bergamo – O Melhor Fica Para o Fim

Quanto ao Epyc Bergamo, as especificidades são semelhantes. Tem o mesmo tipo de fabrico inovador de 5nm. Contudo, vai contar com 128 núcleos e prima pela eficiência energética. Dispõe de uma arquitetura Zen 4 melhorada, designada Zen 4c.

O foco principal é sempre a alta performance em ambos os processadores. O Epyc Bergamo é portanto ideal para workloads e sistemas de cloud. Tal como o Epyc Genoa, suporta memórias DDR5 e a tecnologia PCIe Gen 5.0.

O Epyc Bergamo vai chegar ao mercado um pouco mais tarde – estará disponível no primeiro semestre de 2023.

No evento do anúncio, a AMD revelou então alguns benchmarks demonstrativos do potencial dos processadores de arquitetura Zen 4.

Estes processadores AMD Epyc Genoa e Bergamo prometem um rendimento muito alto e situam-se no topo deste tipo de componentes. No mesmo evento, a AMD anunciou ainda uma nova placa gráfica – a AMD Instinct MI250X – que também se situa na linha de GPUs de alta performance.

0 0 votes
Classificação do Artigo
Subscrever
Notify of
guest
0 comentários
Inline Feedbacks
View all comments