Globaldata Shop Contactos noblechairs B2B

Recomendações 2021 — Qual o melhor monitor para ti?

Globaldata Staff 6. maio, 2021 - 5 min read

Comprar um monitor é uma tarefa que exige alguma ponderação. Os vários tipos de monitor complicam a decisão — como é um investimento relativamente dispendioso, é normal que se faça muita pesquisa sobre o assunto e que se procure o melhor negócio possível.

No entanto, o melhor tipo de monitor é relativo de pessoa para pessoa. Nem todos os utilizadores valorizam as mesmas características, e há monitores que são mais adequados para determinadas funções.

Neste artigo, vamos analisar três monitores Asus distintos para que possas perceber qual o mais indicado para ti.

Em que categoria é que te enquadras?

O profissional de escritório

Para trabalho de escritório, é essencial ter um monitor com uma boa resolução e que não nos canse a vista. Afinal de contas, em casos de trabalho, é necessário conseguir aguentar cerca de 8 horas em frente ao monitor.

É claro que qualquer monitor que seja bom para funções mais complexas do que navegar a internet e responder a emails também vai ser bom para trabalhar. No entanto, um monitor de topo pode ser uma despesa extra, desnecessária para trabalhos de escritório.

O monitor Asus VA27EHE oferece um meio-termo interessante entre o trabalho e a diversão, e revela-se como uma escolha atraente para quem passa muito tempo em frente ao computador e gosta de jogar de vez em quando.

Trabalho e diversão

O painel IPS e a resolução FHD deste monitor de 27 polegadas, juntamente com a tecnologia Eye Care da Asus, minimizam o esforço dos olhos durante períodos prolongados de uso. O ângulo de visão de 178° dá-nos algum espaço de manobra em termos de configuração de secretária, e as cores são consistentes ao longo de todo o painel.

O monitor Asus VA27EHE é excelente para trabalhos de escritório.
O VA27EHE oferece uma área de trabalho considerável para as funções do dia a dia.

Este monitor também é uma escolha a ponderar para quem joga ocasionalmente. O Asus VA27EHE tem uma taxa de atualização de 75Hz e tecnologia AMD FreeSync, o que permite uma maior fluidez face a um monitor convencional de 60Hz. Contudo, o tempo de resposta de 5ms pode não ser ideal para os jogadores mais exigentes.

Mas, para trabalho de escritório, este monitor é ideal: as 27 polegadas dão-lhe uma área de trabalho considerável e tem um bom painel para uso geral. No entanto, os profissionais de imagem podem achar este monitor uma desilusão: não há cobertura total do espaço sRGB e os 1080p mostram-se insuficientes para um monitor destas dimensões.

O designer criativo

Se o VA27EHE pode deixar algo a desejar para quem trabalha maioritariamente com imagem, o mesmo não se pode dizer do ProArt PA247CV. A gama ProArt da Asus foi concebida especialmente para profissionais de imagem, e oferece ferramentas essenciais para quem trabalha nessa área.

O Asus ProArt PA248QV é uma boa opção low-cost para profissionais de imagem.
O PA247CV tem um design focado nos detalhes, não fosse um monitor para profissionais de imagem.

Este monitor de 24 polegadas tem uma resolução WUXGA (1920×1200) e mostra-se como uma das escolhas mais apelativas da gama ProArt em termos de qualidade/preço. Ainda que a gama ProArt também tenha painéis de maiores dimensões ou resolução, o PA248QV oferece um bom compromisso entre custo e densidade de pixéis.

Cores precisas e reais

O que torna o PA248QV interessante para os profissionais criativos é a sua cobertura de 100% do espaço sRGB e Rec. 709. Os monitores ProArt vêm calibrados de fábrica, e têm um ΔE<2. Se não sabes o que isto significa, eis o essencial — o Asus ProArt PA248QV oferece cores extremamente precisas ao longo de todo o painel.

Mas o conjunto de ferramentas profissionais do PA248QV não se fica pelo painel de cores precisas. O seu design ergonómico permite personalizar ao máximo o espaço de trabalho — este monitor pode ser ajustado em altura, posição (horizontal ou vertical) e ângulo de inclinação.

E, apesar de não ser concebido com esse intuito, este monitor também não deve ser ignorado para os jogos ocasionais. Tem uma taxa de atualização de 75Hz, com os famosos 5ms de tempo de resposta. Não é ideal para jogar, mas serve.

O gamer competitivo

Apesar de os outros dois monitores oferecerem experiências aceitáveis em jogos, nenhum deles se comporta tão bem quanto o Asus VG249Q TUF. Este monitor foi especialmente concebido para jogos e é a escolha ideal para quem quer obter uma vantagem competitiva e desfrutar de uma experiência verdadeiramente fluída.

Este monitor tem um visual robusto e, apesar de não tanto quanto o ProArt, também é bastante ergonómico. Os utilizadores podem ajustar a altura, a orientação e o ângulo de inclinação do VG249Q TUF para obter a área de jogo ideal.

Todos os frames contam

Este monitor de 24 polegadas tem uma resolução Full HD, o que não é necessariamente algo de novo. No entanto, no que este monitor se destaca é na sua taxa de atualização de 144Hz e no seu tempo de resposta de 1ms.  

O monitor Asus TUF VG249Q continua a ser um dos melhores monitores para gaming.
O visual do VG249TUF é agressivo, mas a experiência de utilização é extremamente fluída.

Com o Asus VG249Q TUF, e assumindo que o utilizador tem um computador capaz de usufruir dos 144Hz do monitor, os jogos tornam-se muito mais fluidos em relação a um monitor convencional, ou mesmo de 75Hz. Isto significa que também há a possibilidade para um maior tempo de reação — como há mais frames, é possível registar a informação mais cedo e colocar atempadamente a mira nos inimigos.

Mas a experiência de jogo é ainda mais suave graças à tecnologia Adaptive-Sync, que reduz o suttering da imagem. Já a tecnologia Extreme Low Motion Blur garante que o desfoque de movimento é eliminado e que toda a experiência é mais responsiva.

Qual o melhor monitor para ti?

Todos estes monitores são bastante capazes em todas as funções. Porém, não há como negar que cada um deles enquadra-se melhor num público-alvo bastante distinto. Se procuras um monitor capaz de exercer todas as funções e tens um orçamento mais apertado, o VA27EHE pode ser uma boa escolha.

Contudo, a sua resolução não é a melhor para um monitor de 27 polegadas. Dos três, o ProArt é o que tem uma resolução maior. O TUF e o VA27EHE têm resoluções semelhantes, mas tamanhos distintos, sendo o tamanho do TUF mais adequado para a resolução FHD. Entre o ProArt e o TUF, o ProArt é mais virado para profissionais de imagem e tem um custo ligeiramente mais elevado do que o TUF — mas, claro está, oferece uma resolução e uma precisão de cor superior, ao custo de Hz. 

Entre os três monitores, a nossa recomendação geral vai para o ASUS VG249 TUF. Em termos de preço encontra-se a meio de tabela, mas quanto a especificações é consideravelmente melhor do que o VA27EHE. Em qualidade de imagem não está ao nível do ProArt, porém a diferença não é tão grande como seria de esperar — ainda que não cubra 100% do espaço sRGB, o VG249 TUF aproxima-se bastante desse número. Se for para gaming, a questão nem sequer se coloca.

Claro que o importante é escolher um monitor que seja ideal para o teu tipo de uso. Podes conhecer os nossos outros monitores aqui.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comments
Inline Feedbacks
View all comments

Related Posts