Deve comprar-se um monitor que fique bem no setup

Há uns tempos, comprar um monitor não era necessariamente algo em que se pensasse muito. Os monitores eram duráveis e não havia propriamente muita escolha — o pesado CRT era um parceiro fiel dos computadores em todas as secretárias e praticamente o único tipo de monitor disponível para os consumidores.

Deve comprar-se um monitor que fique bem no setup

Claro que isso mudou. O velhinho CRT ficou para trás e o mercado foi invadido por números infindáveis de monitores, todos eles com nomes estranhos e que raramente ajudam a descrever o produto.

Atualmente, comprar um monitor não é difícil — se souberes exatamente do que é que estás à procura. Caso precises de um monitor novo e não saibas nada de nada sobre monitores, as coisas podem tornar-se confusas rapidamente.

Mas, antes de distinguirmos tipos de monitores e saibas que tipo de monitor deves comprar, há uns conceitos que devemos conhecer primeiro…

A taxa de atualização

A taxa de atualização é o número de vezes que é exibida uma nova imagem no monitor a cada segundo. Todos os monitores têm uma determinada taxa de atualização, que é medida em Hertz.

Por defeito, a taxa de atualização da maior parte dos monitores é de 60Hz — ou seja, num segundo, mostram 60 imagens diferentes.

Enquanto que uma taxa de atualização de 60Hz é suficiente para a maior parte dos utilizadores, uma taxa de atualização superior é benéfica para os gamers. Se 60Hz significam que são apresentadas 60 imagens num segundo, 144Hz (uma das taxas de atualização mais populares de momento) significa um aumento de 140% no número de imagens exibidas num segundo — o que possibilita reações mais rápidas, pois é apresentada mais informação no mesmo espaço de tempo.

Ou seja, para jogos, uma maior taxa de atualização é sempre melhor. A imagem vai ser mais fluída (caso o computador seja capaz de atingir FPS iguais à taxa de atualização) e o desempenho nos jogos vai provavelmente melhorar.

Podes descobrir a taxa de atualização do teu monitor aqui.

O que é o tempo de resposta?

Outro dos conceitos que aparece frequentemente em monitores de computador é o tempo de resposta. A forma de medir o tempo de resposta pode variar de fabricante para fabricante, no entanto a ideia é a mesma: medir o tempo que um determinado pixel demora a ir de uma cor para outra e de volta à cor original.

Normalmente, mede-se o tempo que um pixel demora a ir do preto para o branco e de volta ao preto. No entanto, há também fabricantes que façam a medição de cinzento a cinzento.

Um tempo de resposta inferior é, obviamente, melhor. Para uso normal, um tempo de resposta inferior a 10ms é muitas vezes suficiente. Contudo, para jogos, tempos superiores a 5ms resultam em “ghosting”, um arrasto da imagem em cenas com movimentos rápidos.

Mas, para algumas pessoas, até 5ms são insuficientes para jogar — são necessários monitores com tempos de resposta de 1ms, o que felizmente não falta no mercado.

Os diferentes tipos de painéis

Agora que sabemos estes conceitos, podemos começar a distinguir os diferentes tipos de painéis de monitor e a saber melhor que tipo de monitor deves comprar. Os ecrãs LCD têm vantagens diferentes consoante o tipo de painel que utilizam. Isto parece mais complicado do que na verdade é — felizmente só existem 3 tipos principais de painéis LCD.

Os painéis TN

Os painéis TN são os painéis mais comuns no mercado. Têm um baixo custo de produção e um tempo de resposta rápido, o que os torna ideais para usos generalizados. Se um monitor não especificar o tipo de painel, é porque provavelmente utiliza um painel TN.

Neste tipo de painéis, os pixeis conseguem mudar de estado muito rapidamente. É por isso que os monitores com uma maior taxa de atualização costumam ter painéis TN.

No entanto, apesar do bom tempo de resposta, a qualidade da imagem destes painéis não é a melhor. Os níveis de contraste são adequados (1000:1), mas o ângulo de visualização é muito restrito. Se não estiveres diretamente à frente do monitor, não vais conseguir ver a imagem normalmente — e mesmo assim, pode haver diferenças entre a gama na parte superior e na parte inferior do ecrã.

Por causa disto, a cor exibida no ecrã é raramente idêntica à cor real, o que faz com que os painéis TN não sejam indicados para trabalhos que envolvam cores. Fotógrafos, editores de vídeo e designers… os painéis TN não são para vocês.

Este tipo de painel é indicado para alguém que queira obter altas taxas de atualização a um custo reduzido e que não tenha preocupações com a cor.

Os painéis VA

Os painéis VA têm pretos mais profundos e níveis de contraste mais elevados do que os outros painéis. Enquanto que os painéis TN têm um nível de contraste de 1000:1, os painéis VA têm entre 2000:1 e 5000:1.

Estes painéis têm uma melhor reprodução de cor e ângulos de visualização do que os painéis TN, mas sacrificam o tempo de resposta para isso. Em média, estes painéis têm tempos de resposta de 10ms. Ou seja, os painéis VA não são de todo ideais para jogos.

Mas apesar de ter uma cor melhor do que os painéis TN, os painéis VA também não são indicados para quem necessita de cores precisas. Este tipo de painel sofre de uma coisa chamada “color shift— as cores são ligeiramente diferentes consoante o ângulo de visualização.

Exceto no tempo de resposta, estes painéis são geralmente melhores do que os painéis TN. Para quem gosta de ver filmes, são, no geral, uma boa escolha. Por essa razão é que estes painéis costumavam ser utilizados nas televisões.

No entanto, apesar de serem melhores do que os painéis TN, também são ligeiramente mais caros. Costumavam ser uma boa escolha com base no cálculo “qualidade / preço” — eram melhores do que os painéis TN, mas não tão caros quanto os painéis IPS.

Só que a popularidade dos painéis IPS disparou e hoje em dia raramente compensa comprar um painel VA.

Os painéis IPS

Os painéis IPS são os reis dos painéis LCD. Não vale a pena aprofundarmos como funciona a tecnologia, mas sim reter a ideia principal: os painéis IPS têm uma reprodução de cor precisa e ângulos de visualização extensos.

Este tipo de painel é capaz de reproduzir a totalidade do espaço de cor, o que o torna ideal para designers e editores de vídeo. Porém, convém referir que a precisão de cor de um painel IPS vai variar consoante o fabricante. Apesar de serem capazes de cores fidedignas, nem todos os painéis IPS têm essa capacidade.

Pixeis em close up

O ponto fraco dos painéis IPS costumava ser o tempo de resposta. Ainda que não fossem tão lentos quanto os painéis VA, ficavam-se entre os 8 e os 4ms. Só que a popularidade deste tipo de painéis levou à evolução da tecnologia, e hoje é possível encontrar painéis IPS com boa reprodução de cor e tempos de resposta de 1ms.

Estes painéis também conseguem atingir taxas de atualização muito elevadas, mas o preço de um monitor com uma taxa de atualização elevada e um painel IPS vai ser sempre superior ao de um monitor com a mesma taxa de atualização e um painel TN.

Basicamente, os painéis IPS são bons para jogar e para trabalhos que envolvam cor. São bons para praticamente todos os tipos de uso — e provavelmente o tipo de monitor que deves comprar.

1080, 1440p, 4K… Qual é a resolução certa para mim?

Agora que já sabes distinguir os diferentes tipos de painel e estás a começar a ter uma ideia de que tipo de monitor queres, há que decidir uma outra coisa: a resolução.

A resolução é o tamanho físico de um monitor, expresso em número de pixeis. Um monitor com uma resolução de 1920×1080 tem 1920 pixeis de largura e 1080 pixeis de altura. Contas feitas e os monitores 1080p têm um total de 2 073 600 pixeis.

As resoluções mais populares são:

  • 1280×720 (720p, HD” ou “HD-Ready”) — Apesar de já ser considerada uma resolução baixa, ainda é comum em televisores low cost. Os monitores “HD” costumam ter uma resolução de 1366×768.  
  • 1920×1080 (1080p ou “Full HD”) — O padrão para alta-definição, utilizado em televisores, monitores e smartphones.
  • 2560×1440 (1440p, “QHD” ou 2K) — Resolução quatro vezes superior ao HD base e que começa a ganhar terreno como o padrão em monitores de computador.
  • 3840×2160 (4K, “UHD”, “Ultra HD”) — Esta resolução começa a tornar-se o padrão dos novos televisores, especialmente devido à disponibilidade de vídeo em 4K. Também é comum nos monitores de computador mais avançados.
  • 7680×4320 (8K) — A resolução mais alta disponível atualmente. Apesar de alguns televisores e monitores já suportarem esta resolução, ainda existe pouco conteúdo que aproveite o elevado número de pixeis.

Os PPI

Apesar de uma resolução mais elevada ser normalmente superior, a resolução não é tudo. A densidade de pixeis também é importante. A densidade de pixeis (ou PPI) é o número de pixeis por polegada. Um número mais elevado resulta numa imagem mais nítida.

Um monitor de 24 polegadas 1080p tem um PPI superior a um monitor de 32 polegadas com a mesma resolução. É, por isso, importante combinar a resolução com o tamanho físico do ecrã para fazer uma escolha indicada.

A resolução certa para cada pessoa vai variar. Para ver filmes (e assumindo que se vê conteúdo com a resolução igual à do monitor), um monitor 4K de 32 polegadas é uma boa escolha. Nos jogos, 4K pode ser uma resolução demasiado alta para conseguir obter bons FPS — e, mesmo que se consiga, a maior parte dos computadores pode dizer adeus aos 144Hz.

Com um computador moderno e assumindo que se pretende um mínimo de 144Hz, os 1440p acabam por ser a escolha mais popular. Mas pode considerar-se também um monitor de 1080p — esta resolução ainda não caiu em desuso e é normalmente mais barata do que as resoluções superiores.

Afinal de quantos monitores preciso e que monitor devo comprar?

No mínimo dos mínimos, vais, evidentemente, precisar de um monitor. A quantidade de monitores adequada para um utilizador depende do tipo de trabalho feito e até mesmo do tamanho dos monitores em si.

Dois monitores 1080p de 21 polegadas podem ser inferiores a um monitor 4K de 32 polegadas, dependendo do uso que se vai dar. Não é incomum ver espaços de trabalho com dois ou até mesmo mais monitores.

Setup com três monitores

No final do dia, só tu vais saber de quantos monitores necessitas e qual o monitor que deves comprar. Faz um orçamento e analisa as tuas necessidades: preferes contrastes elevados ou melhores ângulos de visualização? Os mais versáteis são sem dúvida os monitores IPS, no entanto também são os mais caros.

Se achas que não precisas de um monitor a mais, se calhar não precisas. Mas se achas que o teu trabalho (ou até mesmo o teu entretenimento) beneficiaria de mais espaço, podes experimentar utilizar um segundo monitor ou um monitor maior — só não te admires se começares a achar que dois monitores também não chegam…

4.5 2 votes
Classificação do Artigo
Subscrever
Notify of
guest
1 comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
trackback

[…] tapete cobre uma área considerável suficiente para colocares o teu rato, teclado e dois ou três monitores. Oferece uma base sólida para os teus periféricos e protege a tua mesa. O material do Endgame […]