Os smartwatches têm assistido a uma evolução tecnológica muito grande. Isto leva-te a ter cada vez mais razões para obteres um. Já há muito tempo que se têm afirmado no mercado, quer como complemento dos smartphones, quer como relógios independentes. Desta forma, a versatilidade que oferecem demonstram grande utilidade.

Posto isto, deixamos-te aqui algumas razões que fazem dos smartwatches um wearable de que não podes prescindir.

Imagem de um Smartwatch da Samsung
Mais clássicos ou mais desportivos, há smartwatches para todos os gostos

Saúde

Em primeiro lugar, os smartwatches permitem total monitorização de várias variáveis relacionadas com a saúde e a fisionomia. Permitem-te contabilizar o número de passos e quilómetros percorridos. Contam as calorias que gastaste durante o dia e durante uma atividade física.

Os smartwatches dão-te ainda valores relacionados com a pressão arterial e os batimentos cardíacos. Estes aparelhos monitorizam o teu sono, apresentando-te a sua quantidade e qualidade. Alguns modelos mais recentes conseguem também medir a temperatura corporal. A última versão do Apple Watch e do Samsung Galaxy Watch têm até capacidade para realizar eletrocardiogramas.

Desta forma, podes controlar minuciosamente fatores importantes da tua saúde e estar sempre alerta quando algo não estiver dentro dos parâmetros. Alguns destes equipamentos vão criar relatórios ao longo do tempo de uso. Dão-te a conhecer todas as características corporais de que precisas. Contudo, é aconselhável a instalação de aplicações que vão artilhar o teu smartwatch para uma monitorização detalhada. Assim, oferece-te ainda mais informações sobre o teu corpo.

Segurança

Em segundo lugar, destacamos a segurança. A maior parte dos smartwatches vêm equipados com GPS. Esta característica não só é importante para medir as distâncias dos teus trajetos como também por questões de segurança. Se estiveres sozinho num caminho desconhecido, podes ter acesso aos mapas descarregados no teu relógio, e recorrer a eles para te colocares fora de “perigo”. Estes equipamentos são muitas vezes à prova de água, permitindo a sua utilização em qualquer ambiente.

Para além disso, existem smartwatches que reconhecem quedas e podem entrar em contacto com as autoridades autonomamente, caso não detetem qualquer tipo de movimento. Alguns até têm botões de SOS, que permitem contactar um número de emergência predefinido pelo utilizador.

Como se não bastasse, estes equipamentos, que são relativamente mais difíceis de perder do que um smartphone, trazem consigo a aplicação “Find Phone”, especialmente útil para pessoas mais distraídas.

Desta forma, estes relógios são uma ótima opção para quem quiser manter os seus entes queridos mais seguros e por perto – sejam pessoas mais velhas, crianças ou simplesmente do seu agregado familiar.

Imagem de um Smartwatch e de um Smartphone da Xiaomi
Um smartwatch é um excelente complemento para o teu telemóvel

Lazer

Em terceiro lugar, os smartwatches podem ser uma fonte de lazer alternativa muito útil e cómoda. Contudo, o tamanho pode ser um entrave, mas são uma boa opção para viagens em transportes públicos ou mesmo quando se está simplesmente a andar na rua. Os smartwatches têm atalhos que permitem partilhar mais facilmente conteúdos com amigos, como vídeos de Youtube, páginas online ou fotografias.

Outra vantagem é o fácil acesso a música e a podcasts. Com aplicações como o Spotify, a Apple Music ou o Soundcloud, torna-se bastante proveitoso possuir um relógio destes. Ainda para mais, os modelos mais recentes já permitem o armazenamento interno de músicas, o que dispensa assim uma ligação à internet.

Para além disso, os smartwatches já têm jogos elevando o nível de lazer destes aparelhos.

Bateria

Cada vez é mais difícil manteres o teu telemóvel com bateria durante um dia inteiro. Alguns smartwatches já têm uma autonomia muito duradoura e fiável. Assim sendo, podes delegar muitas tarefas que não são exclusivas de um smartphone.

Uma dessas tarefas é fazer e atender chamadas ou receber e responder a mensagens. Isto vai-te poupar bateria e tornar o teu smartwatch um complemento muito vantajoso do teu telemóvel.

Outra funcionalidade, que vai poupar bastante trabalho ao teu smartphone e que te permite poupar bastante tempo, é a consulta de notificações no teu relógio. Podes ativar alarmes, e estar sempre atento a tudo o que se passa nas tuas redes sociais e na tua agenda. O nível de personalização é muito alto, portanto podes ajustá-lo consoante as tuas preferências e necessidades.

Os smartwatches têm também os assistentes pessoais, por exemplo a Siri, da Apple, ou a Alexa, da Google. É verdade que não é um recurso de uso generalizado, mas pode-se tornar mais comum com o uso deste tipo de relógios.

Imagem de um Smartwatch da Apple
Os smartwatches são uma ferramenta muito versátil

As nossas opções

Concluindo, esperamos ter-te mostrado que um smartwatch é uma excelente opção, quer como complemento, quer como gadget independente. Vamos então apresentar-te as melhores opções da nossa loja.

Se estiveres à procura de um de uma gama mais baixa, mas com uma boa relação de qualidade-preço, a Xiaomi tem opções que te vão fazer pensar. Com preços que variam entre os 60€ e os 170€ tens bastante variedade, entre modelos mais desportivos ou mais clássicos. Se pretenderes um smartwatch mais premium, a nossa sugestão passa pelos incontornáveis da Apple, Samsung e Huawei. Com funcionalidades que os mais baratos não te vão oferecer, estes relógios, mais caros do que muitos smartphones, vão tornar-se num verdadeiro companheiro das tuas “caminhadas”. O design fica ao gosto de cada um e tens muito por onde escolher.

0 0 votes
Classificação do Artigo
Subscrever
Notify of
guest
0 comentários
Inline Feedbacks
View all comments