A Comissão da União Europeia propôs que todos os dispositivos na Europa passem a suportar apenas carregamento por USB-C. Já grande parte dos aparelhos utilizam este formato. Espera-se que os iPhones sejam os mais afetados.

A proposta deve avançar e entra em vigor dentro de dois anos.

Qual é a proposta exatamente?

A União Europeia pretende que todos os equipamentos sejam carregados através de USB-C, independentemente da marca. O objetivo passa por reduzir o excesso de carregadores.

Imagem de cabo USB-C

As marcas vão disponibilizar portas USB-C para os aparelhos, como smartphones, tablets, auscultadores, colunas e consolas portáteis. Contudo, a medida não abrange dispositivos que suportem carregamento wireless.

A proposta é reforçada pelo facto de alguns utilizadores terem reportado que, por vezes, os  seus dispositivos sofrem com incompatibilidades elétricas.

Porquê esta proposta?

A Comissão da União Europeia justificou o facto de ter feito esta proposta.

Em média, os consumidores possuem cerca de três carregadores e apenas utilizam dois com regularidade. Ainda para mais, 38% reportaram problemas por causa de incompatibilidades. Além disso, estima-se que são gastos cerca de 2.4 mil milhões de euros anualmente em carregadores.

A fim de tornar a Europa mais sustentável, a medida serve para tentar reduzir as 11 mil toneladas anuais de lixo tecnológico.

Apple é a mais afetada

Dois anos antes do lançamento do formato USB-C, a Apple introduziu, em 2012, os lightening chargers nos iPhones. Nesse ano, o tipo mais comum era o microUSB, que era bastante inferior em termos de durabilidade, energia e facilidade de uso. O USB tipo C serviu para tentar corrigir esses problemas.

Imagem de cabo lightening

Ainda assim, os lightening chargers continuaram a ser superiores em termos de durabilidade. Por exemplo, os conectores posicionam-se no cabo em si. Isto significa que, em caso de avaria, basta trocar o cabo. No formato USB-C é diferente: os conectores situam-se no dispositivo. Assim sendo, quando se estragam, é necessária a substituição da porta de carregamento.

Ainda por cima, os lightening chargers são mais finos. Isto possibilitou um design mais estreito aos iPhones.

Por outro lado, o formato USB-C permite um carregamento mais rápido. Foi concebido para suportar até 100W de energia. Assim permite ajustar-se a dispositivos maiores, como é o caso dos computadores portáteis.

Qual é o impacto?

Ainda não é certo que a proposta avance mas, caso aconteça, o período transitório será de 24 meses (dois anos). Assim, a indústria pode ter algum tempo para ajustar os dispositivos ao carregamento por USB-C na Europa.

A Apple pronunciou-se e discordou da proposta. A empresa norte-americana disse que esta medida se opõe à inovação em vez de a incentivar. Pode prejudicar o consumidor em toda a Europa e em todo o mundo.

Ainda assim, a Apple pode ser forçada a adotar as novas regras nos seus aparelhos. É de salientar que a Apple utiliza o carregamento USB-C nos seus Macbooks e iPads.

No mesmo contexto, anda a circular o rumor de que a Apple vai avançar para a remoção de qualquer entrada de carregamento e utilizar exclusivamente carregadores sem fios.

0 0 votes
Classificação do Artigo
Subscrever
Notify of
guest
1 comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
trackback

[…] A placa gráfica também é superior, com um rendimento duas vezes melhor. Agora com uma porta USB-C, é mais rápido transferir […]