O monitor Gigabyte Aorus FI32Q visto de frente

O novo monitor da Gigabyte acabou de chegar à Globaldata e vem preparado para te dar uma das melhores experiências de gaming e de visualização dos últimos tempos. O Aorus FI32Q tem 165Hz e está carregado de funcionalidades que vão satisfazer até mesmo os gamers mais exigentes.

O monitor Gigabyte Aorus FI32Q visto de frente

Vamos conhecê-lo.

Minimalismo… Futurista?

O design do Aorus FI32Q não é necessariamente extravagante… pelo menos não quando visto de frente. Este monitor de 31.5 polegadas apresenta um design relativamente simples na parte frontal, com uma moldura praticamente inexistente e o logotipo centrado na parte inferior.

No entanto, apesar do aparente minimalismo do painel, o pé do Aorus FI32Q compromete essa estética e aponta na direção de algo mais futurista. Ao observar a parte de trás do monitor, quaisquer ideias de minimalismo são imediatamente postas de lado —  os recortes arrojados, a iluminação RGB e o próprio design do suporte do monitor indicam que este é um monitor que não só serve para ver, como também para ser visto.

As costas do Aorus FI32Q têm iluminação RGB
As costas do Aorus FI32Q têm um design futurista e iluminação RGB a condizer.

Esta escolha de design não é para todos, e alguns utilizadores podem preferir algo mais simples. No entanto, uma coisa é inegável: a estrutura premium de metal e plástico oferece ao Aorus FI32Q uma base sólida e rígida, que garante a estabilidade do monitor. O suporte é ergonómico e permite rodar e ajustar o monitor ao gosto de cada utilizador.

Um painel impressionante

Mesmo quem não goste do design futurista do Aorus FI32Q vai ficar rendido ao painel deste monitor. Para além da resolução 1440p, este painel IPS tem uma taxa de atualização de 165Hz, que pode ser overclocked até aos 170Hz através do painel de controlo da placa gráfica, seja ela Nvidia ou AMD. 

Como o gaming é a área de foco deste monitor, o FI32Q tem um tempo de resposta de 1ms e suporta adaptive-sync, o standard VESA do FreeSync da AMD que alinha a taxa de atualização com a gráfica para reduzir os rasgões na imagem. O painel cobre ainda 94% do espaço de cor DCI-P3 (equivalente a 120% de sRGB) e tem um contraste de 1000:1.

Para profissionais de imagem, o FI32Q pode não ser o monitor ideal — as cores são vívidas e quentes, mas mais saturadas do que as cores reais. A emulação sRGB ajuda nesse aspeto, mas ainda assim ficariam melhor servidos por um monitor dedicado à edição de imagem.

A uniformidade dos pretos é talvez a única coisa em que este painel nos deixa a desejar. Ainda que não seja totalmente evidente, em cenas muito escuras, nota-se uma disparidade na intensidade dos pretos e há alguma fuga de luz nos cantos, o que não é surpreendente nos painéis IPS. 

O Black Equalizer melhora a visibilidade nas áreas escuras
O Black Equalizer ajuda a que se veja melhor nas zonas mais escuras.

Para colmatar estas falhas, o FI32Q oferece várias opções para personalizar o aspeto da imagem, como o Black Equalizer, que ajusta o contraste nas cenas mais escuras, e o Six Axis Control, que permite ajustar os canais RGB e CMY. O Black Equalizer é especialmente útil em jogos com muitas sombras, como PUB:G ou CS:GO —  nesses casos, a imagem torna-se mais clara nas zonas escuras e é possível ver os inimigos mais rapidamente.

Feito a pensar nos gamers

O Aorus FI32Q não se destaca apenas pelo seu painel 1440p 165Hz. Este monitor oferece várias funcionalidades que possibilitam uma vantagem competitiva aos utilizadores.

Com o Aorus FI32Q é possível colocar uma mira personalizável no ecrã, temporizadores e mais. A mira no ecrã pode ser útil em jogos em que não há mira, como por exemplo ao pegar numa AWP no Counter-Strike: Global Offensive. Já o temporizador pode ser útil para jogos de estratégia onde os timings são importantes.

Para além disso, através do Aorus OSD Sidekick, também é possível controlar o OSD do monitor com o rato e com o teclado. Esta aplicação permite controlar os menus do monitor e ajustar as definições que noutro monitor teriam de ser ajustadas manualmente, através dos próprios botões do monitor. 

Close up das entradas do Aorus FI32Q
O Aorus FI32Q tem entradas para todos os gostos.

No painel I/O estão também disponíveis duas entradas USB 3.0 e uma USB-C, assim como duas entradas de áudio, para que os utilizadores possam ligar todos os seus periféricos. Este monitor tem duas entradas HDMI 2.0 e DisplayPort 1.4, por isso é possível ligar mais do que um dispositivo em simultâneo.

Hardware a condizer

Um monitor com resolução QHD e uma taxa de atualização de 165Hz é excelente para jogar… desde que se tenha um computador com uma performance à altura

Para jogos mais antigos, as placas gráficas das gerações anteriores não têm problema em atingir os 165 FPS. No entanto, se estivermos a falar de títulos competitivos e mais modernos, como Apex: Legends ou Call of Duty: Warzone, é necessário ter componentes à altura da tarefa. 

O ideal seria um computador com uma placa gráfica da geração atual. Contudo, devido à falta de stock e de microprocessadores, encontrar uma pode ser difícil. As placas gráficas da geração anterior também podem estar à altura do desafio… ainda que não com tudo no máximo. 

É importante que se tenha isto em consideração ao comprar um monitor com 165Hz. Caso contrário não vamos usufruir do máximo que o monitor tem para nos oferecer.

No geral este é um monitor excelente que oferece uma das melhores experiências gaming atualmente. O painel de topo e todas as outras funcionalidades do Aorus FI32Q tornam-no numa recomendação fácil para quem gosta de jogar com a melhor qualidade possível.

0 0 votes
Classificação do Artigo
Subscrever
Notify of
guest
0 comentários
Inline Feedbacks
View all comments