Close up das lâminas de dissipação de calor de um radiador

O tamanho do radiador é uma das questões mais frequentes relativas à construção de um loop de watercooling personalizado . Escolher o tamanho certo do radiador é essencial para garantir o arrefecimento correto dos componentes do computador, e também para assegurar que não se está a gastar dinheiro a mais desnecessariamente.

Close up do sistema de watercooling do King Mod Liquid EKWB SubZero
Um sistema de watercooling precisa de um radiador eficiente para dissipar o calor.

Felizmente, escolher o tamanho ideal do radiador para um sistema de watercooling não é muito difícil. Descobre tudo.

Qual é a função do radiador?

Para podermos escolher o tamanho certo do radiador para a nossa configuração, temos primeiro de compreender como é que os radiadores funcionam.

O radiador dissipa o calor do líquido do sistema para o ar. O líquido de refrigeração é forçado através de uma série de tubos rodeados por lâminas de dissipação de calor, que, uma vez em contacto com o ar, transferem o calor e arrefecem o líquido do sistema.

Close up das lâminas de dissipação de calor de um radiador
As lâminas de dissipação de calor são responsáveis pelo arrefecimento do líquido de refrigeração.

Na prática, isto significa que quanto maior for o radiador (ou melhor, quanto maior for a área de superfície das tais lâminas de dissipação de calor), mais calor pode ser removido do sistema. No entanto, ainda que um radiador maior possa ser mais eficiente, pode também acabar por ser um excesso para uma determinada configuração — e um desperdício de dinheiro.

É, portanto, essencial que se tenha em consideração o custo/benefício na compra de um radiador para um sistema de watercooling.

O tamanho do radiador e a regra dos 120mm

A regra geral para dimensões do radiador é a de dedicar um mínimo de 120mm para cada componente a ser arrefecido. Isto é, um sistema de watercooling que só arrefeça um componente deve ter um radiador de 120mm, enquanto que um que arrefeça dois componentes deve ter um radiador de 240mm.

Close up de sistema de water cooling personalizado

Claro que esta regra não se aplica em todos os casos. Por exemplo, no caso de componentes com overclock é recomendado que se dedique o dobro do espaço que se dedicaria ao mesmo componente sem overclock — portanto, 240mm para um único componente.

Aqui podemos ver a regra dos 120mm em ação. Neste King Mod Liquid utilizámos um radiador de 240mm para arrefecer o processador e a placa gráfica. 

Este King Mod Liquid tem um radiador de 240mm

Caso quiséssemos fazer overclock ao processador, por exemplo, necessitaríamos de um radiador de 360mm ou de um radiador de 120mm adicional. 

Ainda que esta seja uma boa regra geral, nem sempre é possível cumpri-la — principalmente devido à caixa em que se vai colocar o sistema de arrefecimento. Mas isso não quer dizer que não haja solução…

Uma solução para poupar espaço

Em casos de sistemas com caixas de dimensões mais reduzidas, existe uma alternativa viável em termos de sistemas de arrefecimento líquidos.

Imaginemos que queremos arrefecer um componente com overclock mas que é completamente impossível acrescentar mais 120mm de radiador. Nesse caso, a solução passa por aumentar a velocidade da bomba e das ventoinhas do sistema.

A desvantagem desta solução é o ruído do sistema de watercooling. Poupa-se no espaço e arrefece-se o dobro do que se arrefeceria numa situação normal, mas a custo de um sistema mais barulhento.

A boa notícia é que os nossos técnicos de watercooling são peritos em rentabilizar ao máximo tanto a caixa como o sistema de arrefecimento.

Conhece aqui os nossos serviços, e aumenta a eficiência do teu sistema.

0 0 votes
Classificação do Artigo
Subscrever
Notify of
guest
0 comentários
Inline Feedbacks
View all comments